Autoconhecimento: como desenvolver de forma prática

Que tal compartilhar?

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no print
Imprimir

Você sabe aonde quer chegar? Está habituado a pensar sobre seus sonhos, suas paixões, dores e o que lhe dá prazer em realizar?

Muitas dessas questões passam em como desenvolver autoconhecimento. E apesar de o assunto estar em voga, com muita gente o enxergando como a grande cura para os desafios profissionais e pessoais, a verdade é que nem todo mundo tem pleno entendimento sobre si, sem algum esforço.. É preciso trabalhar para aumentar este conhecimento.

A psicóloga organizacional, coach e pesquisadora Tasha Eurich comprova isto, em seu livro Insight. Lá, ela mostra que, em um de seus levantamentos, mais de 60% dos entrevistados disseram possuir autoconhecimento, quando apenas 15% realmente o possuíam.

O fato é que, se pudéssemos ter orientações desde muito jovens que nos permitissem observar e destacar nossas habilidades, entender o que nos parece interessante como estudo e trabalho, e experimentar situações que nos dessem pistas desse futuro, seríamos mais assertivos nas nossas escolhas.

Se encontrássemos o mais autêntico que temos e o colocássemos a serviço do mundo, quem sabe, encontraríamos mais satisfação na vida profissional.

Se aprendêssemos a desenvolver a inteligência emocional desde cedo, talvez sofrêssemos menos quando enfrentássemos os obstáculos e a pouca experiência em um ou outro campo.

Mas, bem, aqui estou a refletir no se, se…  e sempre é tempo de trabalharmos e alcançar o que desejamos.

Saiba como desenvolver o autoconhecimento

Explorar o que temos na cabeça e coração não é uma jornada fácil, mas é muito recompensadora quando ligamos o que temos com o que queremos fazer. Se além de enxergar os objetivos, conseguimos traçar planos, melhor ainda.

É um processo de investigação de si mesmo, que tem o objetivo de desenvolver a autoconsciência e a marca pessoal

Algumas boas e práticas indicações para você começar a trabalhar o autoconhecimento:

Questione-se!

O que te fortalece? Quais são suas fragilidades? E suas motivações? Observe suas reações nos detalhes do dia a dia, pois assim irá perceber de que maneira os fatores externos lhe afetam, podendo evitar situações que não valham a pena e passando a tomar decisões mais equilibradas. 

Reflita sobre o que dizem de você

Uns mais, outros menos, mas a verdade é que todos devemos nos preocupar sobre o que as pessoas pensam sobre nós. E essa percepção deve sempre ser verificada.! Procure perguntar às pessoas mais próximas (amigos, familiares, colegas de trabalho) sobre o que veem como seus pontos fortes, pontos fracos e o que você poderia desenvolver.

Saia da zona de conforto

Colocar-se em situações desafiadoras pode ser bastante benéfico para promover o autoconhecimento. A partir do momento em que se depara com algo inédito, vai compreender se gosta daquilo ou não, conseguindo entender como lidar com mudanças. E, além do mais, você estará aprendendo algo novo.

Procure ajuda profissional

Existe muita literatura, cursos, vídeos e artigos que podem ajudar. Também, ter profissionais experientes, em quem confiamos, para trocar ideias e debater dúvidas e outras visões, pode ser espetacular. Afinal, nunca é demais ter um mentor para cada tema que precisarmos aprender e nos desenvolver.

***

Quer saber mais? Veja aqui como o programa de Gestão de Marca Pessoal pode ser transformador na sua vida e na construção da sua carreira brilhante!

Sou Especialista em Carreira e Marca Pessoal, e o que mais gosto deste trabalho é impulsionar o crescimento das pessoas, acelerando suas carreiras e contribuindo para que se sintam mais felizes com suas vidas.

Venha visitar o site e me envie uma mensagem para ampliarmos a conversa!

Que tal compartilhar?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deize Andrade

Alguém que adora impulsionar as pessoas a revelar o seu melhor!

Deize Andrade

E quando tudo parece dar errado?

Planejou as férias e, quando chegou naquela praia maravilhosa, choveu a semana inteira? Mudou de emprego e três meses depois, já estava insatisfeito outra vez?

Estou online
Olá, como posso te ajudar hoje?