Retenção de talentos: Gestão de marca pessoal como ferramenta essencial

Que tal compartilhar?

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
E-mail
Compartilhar no print
Imprimir

A empresa que não investe em personal branding para apoiar a retenção de talentos perde uma grande oportunidade!

Uma nota: ainda que a expressão “retenção de talentos” já não seja a mais agradável para todos, peço a sua licença para usá-la, leitor, pois ela aparece muito nas buscas e favorece que mais pessoas acessem o artigo, o que é fundamental para criar debate sobre o assunto!

Então, vamos lá!?

Muitas organizações ainda podem pensar que dar ferramentas para desenvolver a marca pessoal dos seus colaboradores fará com que esses ganhem mais exposição ao mercado, e elas acabem correndo o risco de perdê-los para a concorrência.

Mas a verdade é que os efeitos são totalmente positivos. Funcionários felizes e satisfeitos são mais engajados, proativos e propensos a se manter mais tempo na companhia. 

Veja… o conceito de marca ficou mais abrangente nos últimos tempos. As empresas já percebem que seus profissionais são fortes replicadores e parte fundamental na construção de sua reputação perante o mercado.

E a pandemia da Covid-19 colaborou para estreitar essa relação. A necessidade de um posicionamento digital muitas vezes não existente até então entre os colaboradores, bem como criar um planejamento de ações e boas práticas dentro dos modelos de trabalho remoto, fizeram com que os funcionários tivessem que receber orientações e treinamentos rapidamente. 

Como aplicar o personal branding trazendo benefícios para a retenção de talentos

A redução de turnover pode estar intimamente ligada à valorização da empresa perante seus colaboradores. E é exatamente nesse sentido que a marca pessoal chega como um elemento estratégico:

Invista em treinamentos

Se você não sabe muito bem por onde começar, contar com uma consultoria especializada em marca pessoal é um caminho bastante seguro. 

Do C-level aos analistas (pois todos podem e devem advogar pela empresa), vale muito a pena fazer os profissionais refletirem sobre as habilidades e experiências únicas que podem fazer a diferença no exercício da sua função. 

Fortaleça seus colaboradores 

Pessoas mais confiantes de seu potencial trabalham mais motivadas – e o melhor, trazem mais resultados, o que por sua vez, aumenta a confiança. Construir esse círculo virtuoso é um dos principais benefícios do personal branding na retenção de talentos.

Um colaborador que saiba expor suas melhores habilidades aos potenciais clientes e ao mercado em geral, sente-se valorizado pela empresa onde trabalha, trazendo o olhar positivo do mercado também para a empresa, como marca empregadora.

Essas habilidades podem ser usadas em diversas situações, como condução de reuniões, colaboração com demais departamentos, fortalecer a presença online e, por consequência, da empresa.

Estreite as relações

Quanto mais os funcionários se sentirem apoiados para aprender e crescer em uma empresa, mais eles se tornarão engajados e dedicados a missões de negócios de longo prazo.

Ao valorizar a marca pessoal dos profissionais, a organização cria um senso de comprometimento e união entre as partes. Isso reflete positivamente na relação com clientes, parceiros e no próprio ambiente interno.

Reconheça o engajamento

Por fim, é extremamente importante tangibilizar as movimentações de personal branding dos colaboradores. Crie dinâmicas de gamificação e recompensas àqueles que mais se envolvam nessa frente.

Uma estratégia bem aplicada de Personal Branding dentro da organização, facilita a relação com seus colaboradores e consumidores e aumenta a confiança a custos menores que o de outros programas de divulgação da marca.

Vale a pena, não é?

***

Quer saber mais? Veja aqui como o programa de Gestão de Marca Pessoal pode ser transformador na sua vida e na construção da sua carreira brilhante!

Sou Especialista em Carreira e Marca Pessoal, e o que mais gosto deste trabalho é impulsionar o crescimento das pessoas, acelerando suas carreiras e contribuindo para que se sintam mais felizes com suas vidas.

Venha visitar o site e me envie uma mensagem para ampliarmos a conversa!

 

Que tal compartilhar?

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Deize Andrade

Alguém que adora impulsionar as pessoas a revelar o seu melhor!

Deize Andrade

Como você quer ser conhecido?

Saber o que dizem de nós é fundamental para o nosso desenvolvimento! “O diretor financeiro, é um verdadeiro solucionador de problemas, apresenta resultados muito consistentes,

Estou online
Olá, como posso te ajudar hoje?