A empresa que não investe em personal branding para apoiar a retenção de talentos perde uma grande oportunidade!
Uma nota: ainda que a expressão “retenção de talentos” já não seja a mais agradável para todos, peço a sua licença para usá-la, leitor, pois ela aparece muito nas buscas e favorece que mais pessoas acessem o artigo, o que é fundamental para criar debate sobre o assunto!
Então, vamos lá!?
Muitas organizações ainda podem pensar que dar ferramentas para desenvolver a marca pessoal dos seus colaboradores fará com que esses ganhem mais exposição ao mercado, e elas acabem correndo o risco de perdê-los para a concorrência.
Mas a verdade é que os efeitos são totalmente positivos. Funcionários felizes e satisfeitos são mais engajados, proativos e propensos a se manter mais tempo na companhia.
Veja… o conceito de marca ficou mais abrangente nos últimos tempos. As empresas já percebem que seus profissionais são fortes replicadores e parte fundamental na construção de sua reputação perante o mercado.
E a pandemia da Covid-19 colaborou para estreitar essa relação. A necessidade de um posicionamento digital muitas vezes não existente até então entre os colaboradores, bem como criar um planejamento de ações e boas práticas dentro dos modelos de trabalho remoto, fizeram com que os funcionários tivessem que receber orientações e treinamentos rapidamente.
Como aplicar o personal branding trazendo benefícios para a retenção de talentos
A redução de turnover pode estar intimamente ligada à valorização da empresa perante seus colaboradores. E é exatamente nesse sentido que a marca pessoal chega como um elemento estratégico:
Invista em treinamentos
Se você não sabe muito bem por onde começar, contar com uma consultoria especializada em marca pessoal é um caminho bastante seguro.
Do C-level aos analistas (pois todos podem e devem advogar pela empresa), vale muito a pena fazer os profissionais refletirem sobre as habilidades e experiências únicas que podem fazer a diferença no exercício da sua função.
Fortaleça seus colaboradores
Pessoas mais confiantes de seu potencial trabalham mais motivadas – e o melhor, trazem mais resultados, o que por sua vez, aumenta a confiança. Construir esse círculo virtuoso é um dos principais benefícios do personal branding na retenção de talentos.
Um colaborador que saiba expor suas melhores habilidades aos potenciais clientes e ao mercado em geral, sente-se valorizado pela empresa onde trabalha, trazendo o olhar positivo do mercado também para a empresa, como marca empregadora.
Essas habilidades podem ser usadas em diversas situações, como condução de reuniões, colaboração com demais departamentos, fortalecer a presença online e, por consequência, da empresa.
Estreite as relações
Quanto mais os funcionários se sentirem apoiados para aprender e crescer em uma empresa, mais eles se tornarão engajados e dedicados a missões de negócios de longo prazo.
Ao valorizar a marca pessoal dos profissionais, a organização cria um senso de comprometimento e união entre as partes. Isso reflete positivamente na relação com clientes, parceiros e no próprio ambiente interno.
Reconheça o engajamento
Por fim, é extremamente importante tangibilizar as movimentações de personal branding dos colaboradores. Crie dinâmicas de gamificação e recompensas àqueles que mais se envolvam nessa frente.
Uma estratégia bem aplicada de Personal Branding dentro da organização, facilita a relação com seus colaboradores e consumidores e aumenta a confiança a custos menores que o de outros programas de divulgação da marca.
Vale a pena, não é?
***
Quer saber mais? Veja aqui como o programa de Gestão de Marca Pessoal pode ser transformador na sua vida e na construção da sua carreira brilhante!
Sou Especialista em Carreira e Marca Pessoal, e o que mais gosto deste trabalho é impulsionar o crescimento das pessoas, acelerando suas carreiras e contribuindo para que se sintam mais felizes com suas vidas.
Venha visitar o site e me envie uma mensagem para ampliarmos a conversa!