Você pode fazer o seu melhor mas, se sua imagem não projeta quem você é e seus talentos, a recompensa, o crescimento profissional não vem. Vamos ver?
Você é uma pessoa responsável, dedicada, eficiente, mas suas competências não são reconhecidas e você não consegue entender o por quê?
Você já analisou o conhecimento e as habilidades que tem para as possíveis posições a ocupar na sua empresa, conferiu que está atualizado na sua área e ainda assim, a promoção ou o aumento salarial não veio?
É certo que estamos passando por um momento de crise mas, se não vem promoção nem aumento, pelo menos um elogio pelo seu desempenho, poderia vir. Não veio?
Uma forte possibilidade é que a sua imagem não esteja transmitindo, verdadeiramente, o que você tem para oferecer!
Imagem
A imagem que você constrói ao longo de sua carreira, é uma combinação da sua aparência com seu comportamento e as competências técnicas que tenha mas, onde tudo isso começa?
Somos avaliados, e inconscientemente julgados, por aqueles que encontramos em apenas alguns segundos, pela forma como nos vestimos e nos expressamos. Nossas roupas e nossos gestos falam do que somos e do que podemos contribuir mas, principalmente falam da nossa credibilidade, se somos confiáveis ou não.
Essa impressão, que pode ser a primeira mesmo, ou a de todo dia que é guardada por pessoas que só lhe veem mas, não convivem com você, é a que fica até que você consiga criar outras interações e substituir a marca que foi deixada. Porém, é muito mais fácil criar uma primeira boa impressão que modificá-la no futuro! Pense nisso!
A cada passo, a cada mudança, você terá a oportunidade de mostrar o que sabe e receber reconhecimento, se em primeiro lugar, a sua aparência e o seu comportamento transmitirem credibilidade e conquistarem a confiança das pessoas que poderão lhe dar as chances de se expressar, ou indicá-lo para uma nova posição ou um novo projeto.
3 pontos fundamentais:
1. Cuide da sua apresentação como um todo, roupas, cuidados pessoais, a organização da sua mesa ou estação de trabalho, harmonizando o seu estilo ao ambiente em que atua. Se a sua mesa é desorganizada ou sua roupa não está cuidada, a impressão que fica é que o seu pensamento é desordenado e que você não cuidará bem do que tem a fazer.
2. Lembre que “bom dia”, “com licença” e “obrigada” são realmente palavras mágicas, quando usadas com todos e com frequência. Não adianta dizer bom dia hoje e amanhã, passar de cabeça baixa por metade da empresa.
3. Preste atenção à sua linguagem corporal, pois nosso corpo diz muito mais que as palavras que falamos. Busque apresentar sempre uma postura otimista e colaborativa.
São ações quase óbvias mas, que às vezes deixamos de lado, quando estamos insatisfeitos ou desmotivados. Faça com que sua imagem comunique o seu melhor, quem você é e a sua capacidade para estar aonde você quer chegar!
Gostaria de mais orientações??
Eu posso lhe ajudar com uma avaliação e diversos serviços para que você aperfeiçoe a sua imagem e alcance seus objetivos mais rapidamente.
Escreva, ligue ou mande um whatsapp. Terei o maior prazer em lhe mostrar o quanto esse trabalho pode ser enriquecedor e um grande facilitador para o seu dia-a-dia, e de quebra, aumentar sua autoestima e ajudá-lo (a) a atingir suas metas.
Publicado originalmente em 10/07/2016, no blog Estilo, pra que te quero?.
Direitos autorais da imagem: 123RF Imagens