Se não te conhecem, não te reconhecem! Nem vão te escolher!

Que tal compartilhar?

LinkedIn
WhatsApp
Facebook
Telegram
E-mail
Imprimir

Coisa que sempre ouvi muito nas empresas onde trabalhei foi reclamação do tipo “eu me dedico e não me reconhecem”, “estou aqui dando o sangue pela empresa e eles nem veem”.

Você já ouviu isso? Ou, quem sabe, é você mesmo quem chora?

Eu também tive uma fase assim. Só que um dia, no meio de um almoço, um diretor me disse para fazer um curso de vendas. Eu, espantada, escutei que me faltava saber vender o tanto de bom que eu fazia pela empresa. Naquele momento, percebi que eu esperava que vissem e reconhecessem meu maravilhoso trabalho, só isso. Até hoje, eu o agradeço e chamo de mentor, embora não tenha feito nenhum curso de vendas.

Como isso já aconteceu há muito tempo, ele falou em “vendas”, mas, na verdade, o que ele queria dizer era que eu não estava sabendo comunicar adequadamente as qualidades que eu tinha e o valor do meu trabalho.

Confesso que eu saí desse “modo reclamação” com um pouco de sorte, aquela que a gente diz que é o encontro da oportunidade com o talento. Mas nunca mais deixei de pensar no que aquele diretor tinha dito.

A minha virada aconteceu porque me ofereceram uma posição onde as minhas habilidades e a minha experiência eram totalmente compatíveis. Além disso, o grupo de interlocutores que eu teria era totalmente novo e realmente precisava, não apenas da parte técnica, quanto das minhas competências relacionais.

A partir daí, fui criando uma nova forma de me comunicar, o que me trouxe muitos ganhos até hoje.

Comunicação e marca pessoal

Nosso comportamento e nossas atitudes deixam rastro por onde passamos. As pessoas com quem convivemos, proximamente ou não, criam uma imagem a nosso respeito a partir do que comunicamos, do que conseguem ver ou entender que somos, e essa é a nossa marca pessoal.

Como está na cabeça dos outros, o que podemos fazer é desenvolver-nos para que essa imagem formada seja a que fale do melhor que temos a oferecer.

Para começar, três pontos que você deve considerar para estabelecer uma marca de valor, sendo então conhecido e reconhecido:

Consistência

Para ser conhecido, e quero dizer ser conhecido pelo que tem de bom, é preciso ter consistência na sua comunicação.

Você faz o que fala? Seu discurso e sua prática são os mesmos?

Você precisa se conhecer e saber o que entrega de melhor em cada lugar em que está. Faz parte também entender o que você não faz tão bem, as suas limitações. Amanhã, você pode desenvolver muitas habilidades, mas, se prometer hoje o que não tem, sua credibilidade desaparece em dois minutos.

Clareza

Você quer ser reconhecido pelo quê? Quais são seus objetivos?

Você precisa saber o que quer e comunicá-lo de maneira clara. Já passou o tempo de ter vergonha de mostrar o que sabe fazer, de dizer que quer uma promoção, de timidez na hora de oferecer um serviço. Você deve encontrar a forma que melhor expresse a sua oferta, de maneira que interesse a quem você estiver em contato. Também precisa fazer isso no momento certo. Algo como mostrar como você pode ajudar a quem precisa ou deseja esse serviço, no momento em aquilo que estiver sendo necessário. Comunicação clara!

Constância

Além de demonstrar clareza e consistência, o que você é e faz de melhor deve aparecer constantemente para criar confiabilidade. Suas ações evoluem, mas a base de tudo, os valores que lhe sustentam, devem estar sempre presentes para que a imagem que formam de você seja sólida.

Ainda que a imprevisibilidade pareça interessante, até faça a vida divertida de vez em quando, e nos ensine a lidar com a mudança, perceba que as pessoas em quem você confia são aquelas das quais sabe o que esperar. Portanto, seja você mesmo, coerente e consistente com seus princípios e comunique isso regularmente!

O que fazer para ser conhecido?

Aí vem a prova de fogo. Você precisa se expor e de maneira que lhe favoreça! Então lhe desafio a pensar.

Se tudo viesse dando certo, provavelmente você não estaria lendo esse texto. Se algo está falhando e você tem as reclamações de que falei no início, então pare! É hora de olhar pra si e entender o que está fazendo de mais ou de menos. Que comportamentos lhe estão ajudando e quais estão atrapalhando?

Como você é conhecido? Por quais características? Pelo bonito ou pelo feio que você faz?

Ou será que o que está acontecendo é justamente porque você não se dá a conhecer? Será que, como eu fazia, você se dedica, dá o seu melhor, mas está escondido atrás da tela do computador, esperando que lhe vejam e reconheçam?

Bem, a notícia que tenho para você é que, se isso já não funcionava há quase duas décadas, agora é que não vai dar certo mesmo! Sabe por quê? Porque a vida digital permite que todos se mostrem. Se você não fizer o mesmo, não será visto. E quem não é visto não existe, simples assim.

Então recapitulando: hora de analisar quem você é, explorar o seu potencial, e tratar de comunicar bem tudo aquilo que você pode contribuir, os resultados que já alcançou e os que pode alcançar. Trace uma estratégia de visibilidade para os meios que forem relevantes para você, ou para o seu negócio, se você for autônomo ou empreendedor. Implemente a sua estratégia e acompanhe os resultados. Se for preciso, ajuste.

E para ser reconhecido?

Ser reconhecido tem a ver com a reputação que você cria e leva algum tempo para isso. Mas lembra que falei de consistência e constância? As pessoas precisam lhe ver, entender no que você pode colaborar, que resultados você pode ajudar a conseguir e passar a confiar em você.

Quando você conquista a confiança daqueles com quem trabalha, pares, equipes, gestores, clientes, você passa a ser reconhecido pelo que tem a oferecer.

Não deixe de buscar ajuda se sentir que avança lentamente neste processo ou em alguns momentos não sabe exatamente o que fazer. Todo mundo passa por isso e a atitude mais inteligente é procurar por quem sabe mais em determinado campo.

Tudo isso dá trabalho, toma tempo, mas é o caminho para você chegar onde quer, ser escolhido para as oportunidades que lhe interessam!

E agora, vamos sair da zona da reclamação e passar à reflexão e à ação?

Sou Especialista em Carreira e Marca Pessoal, e o que mais gosto desse trabalho é impulsionar o crescimento das pessoas, contribuindo para que se sintam mais contentes com suas vidas. 

Se quiser saber mais ou desejar companhia para esse processo, entre em contato!

Direitos autorais da imagem: rido / 123RF Imagens

Que tal compartilhar?

Deize Andrade

Alguém que adora impulsionar as pessoas a revelar o seu melhor!

Olá, como posso te ajudar hoje?